Optei por fazer uma divisão do nível de caixas, de acordo com os meus parâmetros de dificuldade, que não diferem muito dos gerais. Estas caixas são as mais simples e deveras muito práticas, o material utilizado é cartolina e papel de embrulho marca Note, este último para fazer caixas não é aconselhável. As medidas são 24,5 x 24,5cm, sendo que as caixas ficam com um diâmetro de aproximadamente 8cm. Não fiz um diagrama original, porque não faltam na net e este é muito simples : http://www.en.origami-club.com/traditional/box1/box1/index.ht.
Decidi fazer um esquema-foto original desta caixa, para assim manter um padrão no meu blog. Neste caso utilizei papel de embrulho do primark, que não é aconselhável para fazer caixas, é parecido com o papel de lustro, e como descobri ao fazer este tutorial, o papel fica em péssimo estado, peço desculpa, mas há que poupar papel :) As medidas são 10x10cm.
Começamos por dobrar diagonalmente (a parte colorida virada para baixo)
Depois dobramos os quatro cantos em direcção à dobra central.
Dobrar a meio a parte superior e inferior.
Abrir as dobras da esquerda e direita e dobrar novamente a meio (o papel começa a desintegrar-se, pelo menos a parte colorida que fica colada aos meus dedos)
Vamos fazer umas pequenas dobras, essenciais para a estrutura da caixa.
Vamos começar a construir caixa, primeiro levantamos as paredes já feitas.
As dobras feitas nos passo anterior servem para criar as restantes duas paredes da caixa, como exemplifica a fotografia.
Espero elucidar com este conjunto de fotografias:
O mesmo com a outra parte.
Uma caixa muito simples é a mais fácil de fazer, que resulta com todo o tipo de papéis e pode ser utilizado como objecto de armazenamento ou como prenda.