domingo, 16 de setembro de 2012

Papel Origami


O Origami, para mim surgiu inserido na minha paixão pelo Japão, e pela sua cultura e mais que tudo pela sua filosofia de vida, e não posso esquecer pela manga e anime que são brilhantes. Para mim, o origami traduz uma ideia que adoro: do simples cria-se o belo. O facto de, a partir duma simples folha de papel ou várias, conseguimos criar algo tão complexo ,é extraordinário!!! Continua a espantar-me as criações espectaculares que surgem todos os dias. E também é fenomenal como o mesmo modelo feito por diversas pessoas é sempre diferente.....
Mas o que quero transmitir com esta publicação,é que na minha procura para desenvolver as minhas qualidades de "dobradora" começei a procurar a matéria-prima para o fazer e qual o primeiro obstáculo? Onde compro o papel origami? Sou de Matosinhos, Porto, tenho poucos ou nenhum fundo monetário e não percebo nada de ebays (se percebesse era mais simples), onde raio vou comprar papel?

O mais simples será o papel de impressora que se compra em qualquer lado que o venda :)
Para quem está a começar este papel é aconselhável, e também o é para primeiras tentativas. Dependendo da qualidade do papel, considero o colorido mais fácil de manobrar.

Depois temos este papel de notas de secretária, que já vem pré-cortado, que podemos comprar em grandes superfícies como a Staples, o Continente, etc. O Lidl tem, de quando a quando, uns produtos de escritório que inclui estes conjuntos a um preço acessível.

Papel colorido Lidl, 1,99 €, 8,5x8,5 cm, 850 folhas;papel branco Continente 1€, 7,5x7,5cxm, 400 folhas

Outro tipo de papel que pode ser utilizado para origami é o de postais e fotografias.

Conjunto de postais do Lidl 1€ e fotografias imprimidas em casa.

Outro papel que pode ser utilizado para fazer origami é o de embrulho, que é um pouco fino e por isso só serve para modelos pouco sólidos. O único problema é que é necessário cortá-lo, uma tarefa algo cansativa mas que dá bons resultados.

Temos também a cartolina ideal para as caixas, e modelos que exijam alguma solidez. Normalmente nas papelarias mais direccionadas para a arte, podemos encontrar todo o tipo de cartolinas e também papéis de decoração mais fortes e com uma grande variedade de padrões.Também encontramos papel utilizado para convites que tem padrões muito bonitos, mas que eu considero um pouco caros (pelo menos para mim). As papelarias que conheço são as de Sá Bandeira, Santa Catarina, Lóios, Ló Ferreira e a do Norteshopping.


Revistas, jornais e sacas de papel, são a matéria-prima mais barata e acessível, que temos sempre guardados por casa, ou podemos pedir às pessoas, e estamos a ser amigos do ambiente ao reciclar. 


E finalmente temos o papel de origami, descobri que a papelaria do Norteshopping o tem, e não é muito caro, 60 folhas a 7,20€ de 20x20cm e 50 de 15x15cm a 5€. A Fnac tem às vezes, livros que trazem papel ou packs origami, mas acho excessivamente caros e a Bertrand tem livros origami que também considero pouco acessíveis. A Papelia, em Santa Catarina tem (10 folhas ,15x15cm, 10€) mas é muito caro, é bonito, mas considero que não é propriamente papel origami, mas também não sou entendida nesse assunto, e tem folhas A3 acho, 16€.
Papel origami da papelaria no Norteshopping e papel oferecido.

Se alguém conhecer sítios no Porto que vendam papel origami a preços acessíveis por favor partilhe.

Se encontrar um nicho de papel origami partilharei :)





1 comentário:

  1. Se conhecerem lojas do Porto que vendam papel Origami partilhem, ou outro tipo de papel que seja bom para dobrar, por favor :)

    ResponderEliminar