terça-feira, 19 de junho de 2012

Caixas nível 1 - caixa grande 2



Deparei-me com caixa que se insere no nível 1, muito fácil de criar e que funciona muito bem em suportes grandes. Acho que é a caixa mais simples de executar. Nesta fotografia utilizei, uma folha colorida de impressora (21x21) e cartolina preta (24x24).
Aprendi duas formas de fazer esta caixa, que vou explicar, mas primeiro começamos com as dobras comuns.Começamos com uma folha de impressora 15x15 cm. O objectivo é dividir o papel em 16 quadrados, e para isso dobramos ao meio, e  novamente ao meio e depois dobramos diagonalmente.
   
  
Rodar 90º e executar os passos anteriores. O papel tem que ter estas dobras:
Peço desculpa, é suposto as linhas diagonais se cruzarem mas esqueci-me de assapar o papel, mas assim dá maior realismo :)

Agora temos que fazer mais duas dobras em cada canto do papel
     
 Seguimos a dobra diagonal, e dobramos os cantos para dentro. Fazemos isto nos quatro cantos e já temos as marcas completas. A seguir temos dois processos para o mesmo fim.
O primeiro consiste em simplesmente dar forma a caixa a partir dos cantos. Elevamos as paredes da caixa, e  é só seguir as marcas (dica: vincar bem o papel, depois a caixa forma-se naturalmente).


E dobramos a ponta para dentro.
Podemos manter esta dobra no exterior ou dobra-la no interior. Se utilizarmos papéis maiores e mais rígidos  o melhor é recorrer a cola para fortalecer as articulações da caixa.
Aqui está a caixa com os dois tipos de dobra.

O segundo processo é igual ao utilizado para fazer um vaso. Depois de dividir o papel em 16 quadrados, temos que formar uma base triangular e para isso basta empurrar o papel lateralmente, mantendo o dobra triangular.

Dobrar os cantos do papel


Agora é construir a caixa. 


Julgo que o primeiro processo é o mais prático e que mantém as linhas geométricas da caixa. 


Sem comentários:

Enviar um comentário