sexta-feira, 15 de junho de 2012

História do Origami: o que eu sei....

Tenho tentado informar-me sobre a história do origami, mas tem sido díficil, em Portugal escasseiam livros sobre este tema, pelo que tenho recorrido a livros em inglês e dados da net.
Deparei-me com o imbróglio da origem do origami, ninguém tem a certeza onde se iniciou. A tese mais defendida, e julgo mais lógica é a de antiguidade, se o papel foi inventado na China em 100 a.C. , e só chegou a Europa, por volta do séc.XI, a Ásia teve praticamente um milénio para desenvolver o origami, é uma margem muito grande para não ter existido um fomento desta prática.
As provas que podem refutar esta teoria é o testemunho da prática recreativa do origami no Japão apenas no séc.XVII, o mesmo se passa na Europa. E também o facto do origami praticado na Alemanha ser completamente diferente do nipónico.
Outra questão é a origem da própria palavra Origami, muitos atribuem o seu uso frequente apenas no séc.XVII, e que o dobrar papel tinha outras designações. 
Contudo, há um ponto de concórdia, o origami floresceu e massificou-se no séc.XX, graças ao trabalho de de Akira Yoshizawa (Yoshizawa Akira em japonês), que consegue transformar o origami numa potencial arte, desviando-se da sua estética unicamente geométrica. E temos o filósofo espanhol  Miguel Unamuno, que descobriu a base-pássaro, e com as suas criações angulares conseguiu expandir o origami para os países latinos.
É a partir da 2ª metade do séc.XX, que o origami toma as proporções actuais, passou duma técnica limitada, muito geométrica, a uma arte que consegue criar qualquer forma a partir dum quadrado ou rectângulo.
As dúvidas em relação a sua origem permanecem, mas quantas mais questões se levantarem, mais fácil será alcançar algumas respostas e procurar outras.

Sem comentários:

Enviar um comentário